Educação Integral

02/11/2015 20:29

Educação Integral

 

Entender o papel da educação, na formação do indivíduo é fundamental para entender a ampliação da jornada escolar. No entanto, é preciso compreender que a ampliação da jornada escolar, somente; não é suficiente para construir um currículo que seja eficaz, e articulador de novas competências.

Porém, uma análise do contexto social, leva-nos à compreensão de que a educação de tempo integral incorpora a ideia de uma oferta maior de oportunidades, permitindo um maior grau de aprendizagem. Nesse sentido, não só o Ensino Religioso, como as demais disciplinas e outros componentes curriculares, podem influenciar de forma positiva nessa qualificação educacional e, consequentemente; na inserção desses atores no mercado de trabalho.

Para que isso ocorra com sucesso, cada componente curricular deve valorizar a cultura dos alunos, suas necessidades, bem como o campo, ou seja, as necessidades do mercado no qual, esses educandos serão inseridos.

Outro fator importante é a discussão do papel da escola com a comunidade. Nesse sentido, a participação familiar é fundamental para o sucesso desse projeto. Para que isso se concretize é fundamental que o educando, a família, bem como toda a comunidade escolar, entenda que a relação que a educação integral tem com a aprendizagem é diferente da forma tradicional. Essa nova perspectiva educacional quebra os antigos paradigmas e cria novos horizontes para o processo ensino-aprendizagem.